Na manhã de sábado (24) o ambulatório SUS de oftalmologia da Santa Casa do Rio Grande, sediou o mutirão “De olho na Diabetes”.
ㅤ
A atividade foi mobilizada pela Clínica Visar, em parceria com o hospital, Prefeitura Municipal (através Secretaria de Município da Saúde) e Secretaria Estadual de Saúde (através da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde) e abrangeu pacientes dos municípios da zona sul (exceto pelotas).
ㅤ
Ao todo, 150 pacientes foram beneficiados, tendo sido regulados por meio do Sistema Nacional de Regulação (SISREG) por intermédio das secretarias municipais de saúde.
ㅤ
Foram levados em consideração a especificidade de serem portadores da doença, gravidade e tempo na fila de espera por atendimento oftalmológico, a fim de diminuir possíveis agravos e comprometimentos da visão.
ㅤ
Estima-se que, cerca de 30% dos pacientes portadores de diabetes, possuem diabetes ocular ou retinopatia diabética. Destes, metade perdem a visão.
ㅤ
Em vista disso, a campanha foi realizada para chamar a atenção sobre este alto índice, através da proposta de conscientização e instrução, e acolher os pacientes portadores da doença em fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).
ㅤ
Durante a atividade os pacientes foram triados, através de consultas oftalmológicas. Os que tiveram detectada a forma grave da doença, foram encaminhados para avaliação adicional (que inclui exames complementares, como tomografia ocular).
A partir do diagnóstico, os mesmos serão direcionados aos municípios para acessarem o tratamento no ambulatório de DMRI via regulação.
ㅤ
ENTENDA: A proposta de realização de mutirões de triagem/atendimento oftalmológico iniciou no ano passado, com o mutirão de catarata e, assim, evoluiu para o mutirão do diabetes. A intenção é oportunizar o diagnóstico precoce e reduzir tempo de espera na fila. No caso específico da retinopatia, o tempo de tratamento antecipado pode evitar a cegueira.
Mais comentários