O Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, promoverá, a partir desta quinta-feira (16), um sistema de ligações e videochamadas com familiares de pacientes em tratamento pela COVID-19.

A ação, organizada pela administração/direção do hospital, em parceria com a chefia de enfermagem, assessoria de comunicação e serviço social, tem como objetivo propiciar um acolhimento humanizado e facilitar o compartilhamento de informações sobre o quadro clínico dos pacientes hospitalizados.

Com o aumento na procura de atendimento no setor de triagem do Pronto Socorro, alta demanda de  hospitalizações em enfermaria clínica e lotação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinada aos pacientes portadores do novo coronavírus, teve-se a iniciativa de implementar um contato virtual.

Serão duas opções de comunicação: as ligações e videochamadas. A escolha de qual será realizada durante o contato com os familiares será feita pelo médico e levará em consideração o quadro do paciente, ou seja, se ele possui comunicação efetiva (estável e fora da ventilação mecânica) ou não (não estável e em ventilação mecânica). Em um primeiro momento, a ação será desenvolvida na Unidade São Lucas III, localizada no Hospital Geral do complexo, com um aparelho celular da instituição.

Aos pacientes com comunicação efetiva, será disponibilizada a opção da videochamada,  em dias específicos, que será realizada pela enfermeira (o) / técnica (o) plantonista, via aplicativo whatsapp, em frente ao leito, junto ao paciente e familiar. Já os que não possuem comunicação efetiva, a ligação será a alternativa viável e também será efetuada pelos mesmos profissionais.

Durante a ação, o profissional manterá um distanciamento do paciente e o aparelho será higienizado entre cada contato. Todas as normas e cuidados para evitar a transmissão do vírus serão respeitadas, evitando a contaminação de colaboradores e outros pacientes hospitalizados na unidade.

“A intenção é usufruir da tecnologia, algo de nosso cotidiano – e que, durante essa pandemia, se fez essencial para mantermos os laços de contato com que amamos – oportunizando um momento de conforto tanto aos familiares quanto aos nossos pacientes durante este momento tão difícil”, afirma a administração/direção.

 

Com as ligações e videochamadas, deve-se suprir a demanda da habitual divulgação dos boletins médicos, sem necessitar da presença física no saguão, e garantindo os vínculos familiares, considerando a situação de isolamento.

 

“Nós apenas pedimos, por gentileza, paciência durante a implementação desta nova modalidade. É algo nunca feito antes em nosso hospital, em um cenário totalmente inesperado que requer atenção contínua e, por ser uma área isolamento, será aplicada pelos nossos profissionais atuantes da unidade”, pontua a administração/direção.

 

Também será oportunizado o contato direto entre os familiares e o setor de serviço social, o qual poderá conceder breves atualizações do paciente, respeitando a atribuição do setor, e estará à disposição para recepção de materiais de higiene pessoal/roupas.

 

Observações:

  • Nenhum funcionário está autorizado a repassar informações sobre o quadro clínico específico do paciente, apenas o médico plantonista.

  • Todas as orientações deste novo formato de comunicação serão repassados via contato telefônico para os familiares;

  •  Os familiares que não possuírem celular e/ ou internet serão avisados presencialmente e o setor de serviço social fará a intermediação.

Atualizado em: 21.07.2020

Deixe seu comentário